BRASIL: Ministro de Lula estuda ampliar tarifa social de energia elétrica

09/05/2023


Alexandre Silveira, da pasta de Minas e Energia, capitaneia estudos sobre a viabilidade econômica de diminuir preço das contas de luz pagas pelos economicamente vulneráveis.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) disse, nesta terça-feira (9), que o governo federal tem feito estudos a respeito da viabilidade de ampliar o número de cidadãos com direito às tarifas sociais de energia elétrica. O mecanismo serve para dar desconto nas contas de luz pagas pelas parcelas socioeconomicamente vulneráveis do país.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia durante o Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte, Silveira afirmou que o modelo de tarifa social em vigor ainda é “muito modesto”.

“Só temos isenção a quem gasta até 30 quilowatts (kW). Isso é um bico de lâmpada e um ferro de passar roupas. Não é razoável que quem tem quatro bicos de lâmpada, uma geladeira, uma televisão, um ventilador e tomada para ligar um aparelho ou um ferro de passar roupa, possa pagar o preço de energia que tem pago hoje”, protestou.

Embora a pasta de Minas e Energia seja a responsável por capitanear as simulações a respeito do impacto financeiro do aumento no número de beneficiários das tarifas sociais, Silveira condicionou a ampliação à “viabilidade econômica” da medida.

Fonte: Itatiaia

Por Guilherme Peixoto

Noticia completa