BRASIL: Ministério da Economia questiona subsídios cruzados do sistema de micro e mini geração distribuída

14/06/2019


A Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Energia e Loteria do Ministério da Economia divulgou, nesta semana, a primeira edição da publicação “ Visão da Secap sobre o setor de energia”, na qual avalia “O Caso da Micro e da Minigeração de Energia Distribuída”.

O conceito se refere à produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras distribuídas que utilizam fontes de energia como a solar, eólica e biomassa, por exemplo. No caso, a fonte de energia solar é a predominante. Essas pequenas centrais são ligadas à rede de distribuição através de instalações de unidades consumidoras. O relatório da Secap traz uma série de aprimoramentos que, se adotados, tornariam o sistema de cobrança mais eficiente.

O estudo reconhece a tendência mundial da utilização dessa modalidade de geração e distribuição de energia, bem como potencial brasileiro, levando em conta o alto índice de incidência solar que o país possui. Contudo, questiona a política de subsídios cruzados e pouco transparentes decorrentes da regulação adotada hoje no Brasil. São avaliadas, nesse contexto, as experiências internacionais de países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Fuente: Ministério de Economia

Noticia completa