BRASIL: Mercado livre avança e já responde por 92% da expansão da geração centralizada de energia no Brasil

29/08/2023


Abraceel atualiza estudo que mostra consolidação do ambiente de contratação livre como indutor majoritário de novos investimentos para ampliar oferta de eletricidade no país.
A nova lógica que o mercado livre de energia vem imprimindo no setor elétrico se fortalece ano após ano. O mercado livre de energia, que já responde por 39% do consumo de energia elétrica no Brasil, podendo chegar a 46% com a abertura do mercado de energia em alta tensão a partir de 2024, se consolidou também como ambiente de contratação predominante para a expansão da oferta de energia elétrica no Brasil nos próximos anos.
Novo estudo da Abraceel mostra que, do total de 129,5 GW de energia elétrica centralizada já outorgada, com previsão de operação entre 2023 e 2029, 92% estão sendo destinados ao mercado livre. O levantamento é feito com base em dados oficiais da Aneel.
Essa parcela de novos investimentos via mercado livre representa mais de R$ 384 bilhões de investimentos entre 2023 e 2029, de um total de R$ 424 bilhões previstos para todo o segmento de geração de energia no período.

Fonte: JornalCana /

Noticia completa