BRASIL: EPE propõe discussão sobre os impactos dos recursos energéticos distribuídos

16/07/2018


Para entidade, o principal desafio para a inserção eficiente de RED no Brasil está relacionado ao modelo de tarifação da energia elétrica atualmente vigente no país.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou uma nota técnica com objetivo de alertar a sociedade em relação às transformações pelas quais os mercados de energia elétrica do mundo vêm passando e buscar soluções para lidar com elas no Brasil.

Segundo a EPE, os Recursos Energéticos Distribuídos (RED) têm apresentado potencial disruptivo no setor energético mundial, pois altera o fluxo tradicional geração >transmissão> distribuição> consumo. Ao alterar esse fluxo, os REDs introduzem maior incerteza sobre a demanda e a matriz elétrica futura.

Os REDs são definidos como tecnologias de geração e/ou armazenamento de energia elétrica, localizados dentro dos limites da área de uma determinada concessionária de distribuição. Os RED contemplam: geração distribuída; armazenamento de energia; veículos elétricos e estrutura de recarga; eficiência energética; e gerenciamento pelo lado da demanda.

Nos últimos anos, houve uma aceleração da inserção dos REDs em função da redução nos custos de investimentos dessas tecnologias, pela maior disseminação das tecnologias de telecomunicação e pelo papel mais ativo dos consumidores.

Fonte: WAGNER FREIRE, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

Home

Noticia completa