BRASIL: Consumidor que gera energia será favorecido

10/11/2017


Novo perfil diz respeito àqueles que consomem e geram energia, podendo também vendê-la ao mercado.

Com a mudança do perfil do consumidor de energia, oscilações no preço das tarifas conforme a intensidade das chuvas e com a maior facilidade de acesso a sistemas de mini e microgeração, a expectativa é que nos próximos anos a figura do prossumidor (que além de consumir gera energia, podendo vendê-la ao mercado quando conectado à rede de distribuição) ganhe cada vez mais espaço. «O que a gente vê é que começa a surgir uma nova classificação de   consumidor, que é o prossumidor», disse o secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia (MME), Fábio Lopes, durante a abertura do XIX Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores e Energia Elétrica, realizado em Fortaleza nos dias 9 e 10 de novembro.

No entanto, para que o Brasil possa se desenvolver no segmento de geração distribuída da forma como já acontece em países da Europa, por exemplo, Lopes falou da necessidade de uma regulamentação, que poderia viabilizar financiamentos, fomentando o setor.

«A energia distribuída está mudando, com o uso de placas solares residenciais combinado com o uso de baterias. Assim, o consumidor pode fazer a gestão da sua demanda, consorciando isso com a digitalização da rede de distribuição. Para isso, uma série de negócios que precisam ser regulamentados, sob pena de não viabilizarmos a introdução dessas tecnologias», disse.

Fuente: Diário do Nordeste

Noticia completa